A transição para o 2.º ciclo constitui mais um momento importante na vida dos nossos alunos, na medida em que experienciam a passagem de um sistema de monodocência para uma diversidade de docentes e para uma organização completamente distinta do horário escolar e das áreas curriculares disciplinares.
No nosso agrupamento, graças às diversas valências humanas, aos serviços e espaços, cada criança encontrará um ambiente acolhedor e seguro.
O ensino, nesta etapa, organiza-se por áreas curriculares/disciplinas de formação básica, privilegiando-se a articulação entre áreas e o trabalho colaborativo entre docentes.
Também, neste ciclo, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) tem um papel fundamental no desenvolvimento integral de cada aluno, dinamizando programas e projetos que apoiam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de aprender a Conhecer, aprender a Fazer, aprender a Conviver e aprender a Ser.
Programa Mentoria entre Pares
Os nossos alunos de 8.º e 9.º anos apoiam alunos de 5.º e 6.º anos. O objetivo é promover competências de relacionamento pessoal, interpessoal e académico. Esta ação pretende que os alunos adequem os seus comportamentos em contexto de cooperação, partilha e colaboração e que sejam capazes de interagir com tolerância, empatia e responsabilidade.
Desenvolvimento de competências socioemocionais – medidas seletivas. Este projeto intervém no desenvolvimento de competências socioemocionais em pequeno grupo com os alunos cujo seu Relatório Técnico-Pedagógico contempla medidas seletivas.
Sou Mais
O projeto Sou Mais é dinamizado em contexto de turma com vista à promoção de competências pessoais e sociais, envolvendo temáticas como o auto e heteroconhecimento, emoções, comunicação e convivência positiva.
Este projeto é desenvolvido com todas as turmas de 5.º ano de escolaridade.
| Componentes do Currículo (Área Disciplinares/Disciplinas) | Carga Horária Semanal (tempos letivos de 50 minutos) | |||
| 5º Ano | 6.º Ano | Total do Ciclo | ||
| Línguas e Estudos Sociais | 10,5 | 10,5 | 21 | |
| Português | 4 | 4 | 8 | |
| Inglês | 3 | 3 | 6 | |
| História e Geografia de Portugal | 3 | 3 | 6 | |
| Cidadania e Desenvolvimento (a) | 0,5 | 0,5 | 1 | |
| Matemática e Ciências | 7 | 7 | 14 | |
| Matemática | 4 | 4 | 8 | |
| Ciências Naturais | 3 | 3 | 6 | |
| Educação Artística e Tecnológica | 6,5 | 6,5 | 13 | |
| Educação Visual | 2 | 2 | 4 | |
| Educação Tecnológica | 2 | 2 | 4 | |
| Educação Musical | 2 | 2 | 4 | |
| Tecnologias da Informação e Comunicação (a) | 0,5 | 0,5 | 1 | |
| Educação Física | 3 | 3 | 6 | |
| Educação Moral e Religiosa (b) | (1) | (1) | (2) | |
|
Total |
27 (28) | 27 (27) | 54 (56) | |
| Apoio ao Estudo (c) | 2 | 2 | 4 | |
(a) Disciplinas em funcionamento semestral (b) Disciplina de frequência facultativa. (c) Componente de apoio às aprendizagens, cuja frequência é proposta pelo Conselho de Turma e requer autorização do Encarregado de Educação.