AE D. Manuel I Tavira

Agrupamento de Escolas D. Manuel I - Tavira

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Este serviço é da responsabilidade das nossas psicólogas escolares. Neste momento, a equipa é constituída por quatro psicólogas que procuram, diariamente, promover o bem-estar emocional, acompanhando, escutando e orientando as crianças e os jovens e apoiando os docentes, os não docentes e os encarregados de educação do nosso agrupamento.

A equipa do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento D. Manuel I de Tavira é composta pelas psicólogas: Ana Batista, Cláudia Diogo, Mafalda Santos e Vanessa Tomé.

O SPO desenvolve a sua ação em todas as escolas do Agrupamento, promovendo ações destinadas à comunidade escolar, nomeadamente alunos (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico), diretores de turma, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais, entre outros, nos seguintes domínios:

  •         Apoio e Aconselhamento Psicológico;
  •         Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa;
  •         Desenvolvimento Vocacional.

A equipa do SPO contribui para o harmonioso desenvolvimento global dos alunos no apoio e orientação a nível psicológico, psicopedagógico e vocacional e para identificação de estratégias e implementação de procedimentos de orientação educativa; intervém nos processos de avaliação multidisciplinar e no acompanhamento da concretização das medidas a adotar; elabora e dinamiza projetos que promovem a melhoria do sistema educativo; colabora com todos os elementos da comunidade educativa do AEDMI no levantamento de necessidades com a finalidade de sugerir as medidas adequadas e promove a cooperação da comunidade educativa, em articulação com os recursos da comunidade.

O SPO elabora e dinamiza projetos de promoção de competências socioemocionais e cognitivas, destinados à promoção do bem-estar e desenvolvimento de relacionamentos saudáveis em contexto escolar.

  • Saber Aprender (1.º ciclo)
  • Sou mais – Aprender a ser e a conviver (1.º ciclo)
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais (2.º ciclo)
  • Mentoria entre pares (2.º ciclo)
  • Sou Mais (2.º ciclo)
  • Grupos de acompanhamento psicológico (3.º ciclo)
  • Projeto de vida – Explorar caminhos (9.º ano)
  • Assembleia de representantes dos alunos 
  • Respeitar a deontologia e a ética profissional;
  • Respeitar os princípios de privacidade e confidencialidade;
  • Cumprir as funções definidas pela legislação em vigor;
  • Definir prioridades que possibilitem uma melhor adequação de respostas educativas às necessidades dos contextos;
  • Desempenhar as suas funções em concordância com o Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar.