AE D. Manuel I Tavira

Agrupamento de Escolas D. Manuel I - Tavira

A transição para o 2.º ciclo constitui mais um momento importante na vida dos nossos alunos, na medida em que experienciam a passagem de um sistema de monodocência para uma diversidade de docentes e para uma organização completamente distinta do horário escolar e das áreas curriculares disciplinares. 

No nosso agrupamento, graças às diversas valências humanas, aos serviços e espaços, cada criança encontrará um ambiente acolhedor e seguro. 

O ensino, nesta etapa, organiza-se por áreas curriculares/disciplinas de formação básica, privilegiando-se a articulação entre áreas e o trabalho colaborativo entre docentes.

Também, neste ciclo, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) tem um papel fundamental no desenvolvimento integral de cada aluno, dinamizando programas e projetos que apoiam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de aprender a Conhecer, aprender a Fazer, aprender a Conviver e aprender a Ser. 

Programa Mentoria entre Pares

Os nossos alunos de 8.º e 9.º anos apoiam alunos de 5.º e 6.º anos. O objetivo é  promover competências de relacionamento pessoal, interpessoal e académico. Esta ação pretende que os alunos adequem os seus comportamentos em contexto de cooperação, partilha e colaboração e que sejam capazes de interagir com tolerância, empatia e responsabilidade.

Desenvolvimento de competências socioemocionais – medidas seletivas. Este projeto intervém no desenvolvimento de competências socioemocionais em pequeno grupo com os alunos cujo seu Relatório Técnico-Pedagógico contempla medidas seletivas.

Sou Mais

O projeto Sou Mais é dinamizado em contexto de turma com vista à promoção de competências pessoais e sociais, envolvendo temáticas como o auto e heteroconhecimento, emoções, comunicação e convivência positiva.

Este projeto é desenvolvido com todas as turmas de 5.º ano de escolaridade.

Componentes do Currículo (Área Disciplinares/Disciplinas) Carga Horária Semanal (tempos letivos de 50 minutos)
5º Ano 6.º Ano Total do Ciclo
Línguas e Estudos Sociais 10,5 10,5 21
Português 4 4 8
Inglês 3 3 6
História e Geografia de Portugal 3 3 6
Cidadania e Desenvolvimento (a) 0,5 0,5 1
Matemática e Ciências 7 7 14
Matemática 4 4 8
Ciências Naturais 3 3 6
Educação Artística e Tecnológica 6,5 6,5 13
Educação Visual 2 2 4
Educação Tecnológica 2 2 4
Educação Musical 2 2 4
Tecnologias da Informação e Comunicação (a) 0,5 0,5 1
Educação Física 3 3 6
Educação Moral e Religiosa (b) (1) (1) (2)

Total

27 (28) 27 (27) 54 (56)
Apoio ao Estudo (c) 2 2 4

(a) Disciplinas em funcionamento semestral (b) Disciplina de frequência facultativa. (c) Componente de apoio às aprendizagens, cuja frequência é proposta pelo Conselho de Turma e requer autorização do Encarregado de Educação.