AE D. Manuel I Tavira

Agrupamento de Escolas D. Manuel I - Tavira

Serviços Especializados

Os nossos alunos contam com a dedicação e apoio de técnicos especializados de Fisioterapia e Terapia da Fala, a fisioterapeuta Catarina Cruz e as terapeutas da fala Gabriela Gaspar de Horta e Sara Baptista Lopes. Estes apoios destinam-se a reduzir ou a eliminar as barreiras que se colocam à aprendizagem e à participação de cada aluno identificado nos diferentes contextos educativos, de forma a otimizar as suas aprendizagens e a elevar os seus níveis de autoconfiança e participação no currículo.   A intervenção das nossas técnicas é avaliada e planeada em articulação com outros profissionais (SPO, docentes, pais, pares…).

Os apoios especializados em contexto escolar têm como finalidade contribuir para a melhoria da funcionalidade dos alunos, com vista a otimizar as suas aprendizagens e a elevar os seus níveis de participação, contribuindo para que o aluno alcance os objetivos e competências curriculares estabelecidos. Nesse sentido, estes apoios especializados destinam-se a reduzir ou eliminar as barreiras que se colocam à aprendizagem e à participação nos diferentes contextos educativos. O tipo de intervenção, bem como a frequência e intensidade dos apoios especializados e o contexto educativo onde são prestados, serão estabelecidos após rastreio/avaliação, tendo em conta as necessidades específicas e os perfis de funcionalidade de cada aluno.  A intervenção pode assumir a forma de apoio em grupo, sempre que o desenvolvimento de competências passe pelo contributo dos pares, ou de apoio individual, quando o objetivo é desenvolver competências específicas a serem generalizadas. A intervenção dos técnicos especializados assume também uma função colaborativa, mediante a prestação de apoio de retaguarda aos professores, pais, pares e outros profissionais, transversal às diferentes fases de intervenção educativa (avaliação, planeamento e intervenção) e visando a capacitação da equipa educativa. No âmbito da educação inclusiva, os técnicos do agrupamento atuam como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva. Apoiam a inclusão das crianças e jovens com necessidade de mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo de potencial de cada aluno em parceria com as estruturas da comunidade. Os técnicos especializados, enquanto elementos variáveis da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva, colaboram no processo de identificação de medidas de suporte, no processo de transição para a vida pós-escolar, no desenvolvimento de ações de apoio à família e na prestação de apoios especializados nos contextos educativos. 

A fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida (Decreto-Lei nº 564/99, de 21 de dezembro).

Em contexto escolar, o fisioterapeuta é o técnico especializado na prestação de cuidados a alunos com condições neuromusculoesqueléticas, com o objetivo de desenvolver, manter e restituir o máximo movimento e capacidade funcional ao longo do percurso escolar. As suas competências incluem: 

  • Intervir diretamente com alunos com alterações neuromotoras, mediante critérios técnicos e de prioridade;
  • Incluir objetivos terapêuticos na participação dos alunos nas várias atividades curriculares, projetos e atividades específicas dos centros de apoio à aprendizagem;
  • Colaborar na criação de ambientes estruturados, securizantes e significativos para os alunos, bem como na aquisição de material e equipamento adequado;
  • Colaborar na identificação de barreiras arquitetónicas e na promoção da acessibilidade, bem como no uso funcional de ajudas técnicas e tecnologias de apoio;
  • Dar apoio de consultoria aos elementos da comunidade educativa, ao nível da mobilidade e autonomia pessoal, no trabalho a desenvolver com os alunos e suas adaptações.

O terapeuta da fala é o profissional responsável pelo desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando, não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal (Decreto-Lei n.º 564/99, de 21 de dezembro), acrescendo as perturbações relacionadas com a deglutição e alimentação.

As áreas de intervenção do terapeuta da fala, em contexto escolar, incluem: comunicação, linguagem, leitura e escrita, articulação verbal, fluência, voz, motricidade oro-facial e deglutição/mastigação. 

A intervenção do terapeuta da fala, em contexto inclusivo, poderá ser desenvolvida em três modalidades distintas: apoio de consultoria, apoio em grupo e apoio individual. 

Ao serviço de terapia da fala compete-lhe:

  • A triagem de casos sinalizados para o serviço, identificando necessidades e prioridades de avaliação, intervenção e/ou encaminhamento de cada aluno;
  • O rastreio de competências linguísticas em alunos de pré-escolar, a partir dos 5 anos;
  • A avaliação terapêutica formal e/ou informal;
  • O estabelecimento de um plano de intervenção terapêutico, com a identificação de objetivos de acordo com as potencialidades, expectativas e necessidades do aluno;
  • A intervenção direta individual ou em grupo;
  • A habilitação do ambiente, isto é, a criação de suporte e oportunidades de participação (ex.: estratégias de ensino, atitudes, interação e relacionamentos, produtos e tecnologias de apoio).