Serviços Especializados
Os nossos alunos contam com a dedicação e apoio de técnicos especializados de Fisioterapia e Terapia da Fala, a fisioterapeuta Catarina Cruz e as terapeutas da fala Gabriela Gaspar de Horta e Sara Baptista Lopes. Estes apoios destinam-se a reduzir ou a eliminar as barreiras que se colocam à aprendizagem e à participação de cada aluno identificado nos diferentes contextos educativos, de forma a otimizar as suas aprendizagens e a elevar os seus níveis de autoconfiança e participação no currículo. A intervenção das nossas técnicas é avaliada e planeada em articulação com outros profissionais (SPO, docentes, pais, pares…).

A fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida (Decreto-Lei nº 564/99, de 21 de dezembro).
Em contexto escolar, o fisioterapeuta é o técnico especializado na prestação de cuidados a alunos com condições neuromusculoesqueléticas, com o objetivo de desenvolver, manter e restituir o máximo movimento e capacidade funcional ao longo do percurso escolar. As suas competências incluem:
- Intervir diretamente com alunos com alterações neuromotoras, mediante critérios técnicos e de prioridade;
- Incluir objetivos terapêuticos na participação dos alunos nas várias atividades curriculares, projetos e atividades específicas dos centros de apoio à aprendizagem;
- Colaborar na criação de ambientes estruturados, securizantes e significativos para os alunos, bem como na aquisição de material e equipamento adequado;
- Colaborar na identificação de barreiras arquitetónicas e na promoção da acessibilidade, bem como no uso funcional de ajudas técnicas e tecnologias de apoio;
- Dar apoio de consultoria aos elementos da comunidade educativa, ao nível da mobilidade e autonomia pessoal, no trabalho a desenvolver com os alunos e suas adaptações.
O terapeuta da fala é o profissional responsável pelo desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando, não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal (Decreto-Lei n.º 564/99, de 21 de dezembro), acrescendo as perturbações relacionadas com a deglutição e alimentação.
As áreas de intervenção do terapeuta da fala, em contexto escolar, incluem: comunicação, linguagem, leitura e escrita, articulação verbal, fluência, voz, motricidade oro-facial e deglutição/mastigação.
A intervenção do terapeuta da fala, em contexto inclusivo, poderá ser desenvolvida em três modalidades distintas: apoio de consultoria, apoio em grupo e apoio individual.
Ao serviço de terapia da fala compete-lhe:
- A triagem de casos sinalizados para o serviço, identificando necessidades e prioridades de avaliação, intervenção e/ou encaminhamento de cada aluno;
- O rastreio de competências linguísticas em alunos de pré-escolar, a partir dos 5 anos;
- A avaliação terapêutica formal e/ou informal;
- O estabelecimento de um plano de intervenção terapêutico, com a identificação de objetivos de acordo com as potencialidades, expectativas e necessidades do aluno;
- A intervenção direta individual ou em grupo;
- A habilitação do ambiente, isto é, a criação de suporte e oportunidades de participação (ex.: estratégias de ensino, atitudes, interação e relacionamentos, produtos e tecnologias de apoio).